Nossa equipe






Pesquisadores

Dr. Luiz Bruner de Miranda

Professor Emérito

Dr. Marcelo Dottori

Professor Doutor

Técnicos

Doutorandos

Mestrandos

Disciplinas


  • Graduação

    • Análise de Dados em Oceanografia I - 2100115

      Objetivos: Desenvolver as noções básicas para a análise e visualização de dados oceanográficos através de programação em linguagem interpretada.

      Programa: Estrutura e funcionamento de computadores. Liguagens interpretadas e compiladas. Linguagem interpretada: Variáveis, operadores, laços e condicionais, arquivos ASCII e binários. Liguagem interpretada: Handles, gráficos, I/O. datas. Aplicação: Preparação, leitura, seleção e plotagem de dados de CTD. Míminos quadrados: teoria, minimização de erros. Mínimos quadrados: ajuste de reta, log e senoidal. Análise harmônica: exemplo simplificado usando marés. Interpolação linear. Análise espectral: Convolução e média móvel. Análise espectral: transformada de Fourier, ondas, interpretação do periodograma.

    • Aplicações de Modelos Numéricos em Oceanografia Física - IOF0264

      Objetivos: Introduzir a modelagem numérica em oceanografia física através de aplicações diretas de modelos computacionais amplamente utilizados para estudos dos oceanos. A disciplina será focada majoritariamente na prática de simulações numéricas com estes modelos.

      Programa: Introdução aos principais modelos numéricos em oceanografia. Aspectos técnicos para utilização destes modelos. Condições de contorno e seus significados físicos. Condições iniciais. Forçantes de Modelo. Aplicação dos modelos em cenários específicos. Modelagem de processos costeiros. Modelagem de processos de média e larga escala. Visualização dos resultados das simulações. Interpretação dos resultados obtidos com os modelos.

    • Atividade Embarcada I - 2100114

      Objetivos: Proporcionar ao graduando as primeiras noções sobre coleta de dados oceanográficos, instrumentação, navegação, marinharia e procedimentos a bordo de uma embarcação oceanográfica.

      Programa: Elementos de navegação: cartas naúticas, sinalização náutica, navegação. Elementos de marinharia: nós, ferragens. Partes de um barco. Equipamentos oceanográficos de coleta de dados físicos, químicos, geológicos e biológicos.

    • Atividade Embarcada II - 2100117

      Objetivos: Proporcionar ao aluno uma atividade integradora, com coleta efetiva de dados oceanográficos a serem incluídos em banco de dados.

      Programa: Atividade embarcada, com coleta de dados oceanográficos, sob a responsabilidade dos alunos, supervisionada pelo corpo docente e técnico.

    • Fundamentos de Oceanografia Fisica - IOF0201

      Objetivos: Introduzir o aluno à Ciência Oceanográfica, sequenciando Sistema Oceano I fornecendo aos alunos os conceitos básicos da ciência Oceanográfica. O ambiente marinho, suas principais características e processos.

      Programa: Introdução à Oceanografia. Conceitos, estrutura e características gerais dos oceanos. Estrutura térmica do oceano. Salinidade e propriedades químicas da água do mar. Distribuição dos organismos marinhos. Comportamento de parâmetros oceanográficos. Energia do sol e balanço térmico. Balanço da água e do sol. Transmissão de luz e som na água do mar. Instrumentos e métodos. Diagrama T-S. Massas d'água e sua circulação. Correntes: forás geradoras e tipos de movimentos. Sistemas de correntes: comparação com modelos elementares. Turbulência e mistura. Interação da atmosfera com o oceano. Ondas; geração e comportamento. Marés e correntes de maré. Oceanografia costeira e estuários.

    • Oceanografia Física Costeira e Estuarina - IOF0114

      Objetivos: Formulação hidrodinâmica para os processos físicos sobre a Plataforma continental. Ondas na plataforma continental: modos livres e confinados.

      Programa: Formulação hidrodinâmica para os processos físicos sobre a Plataforma continental. Ondas na plataforma continental. Correntes geradas pelo vento. Marés e correntes de maré sobre a plataforma continental. Circulação termohalina e frentes na plataforma continental. Interação sobre as circulações costeira e oceânica. Interação entre as águas da plataforma continental e águas estuarinas. Mistura e difusão em águas costeiras. Transporte e difusão de poluentes. Introdução ao estudo dos estuários. Condicionantes da circulação e da mistura. Propriedades físicas e experimentos em estuários. Processos de mistura: modelos simplificados e estacionários: o método do prisma de maré. Diagramas de mistura e estimativa de tempo de descarga. Equações de conservação de massa, sal e do movimento.

    • Sistema Oceano 1 - 2100101

      Objetivos: Fornecer aos alunos os conceitos básicos da ciência Ocanográfica. O ambiente marinho, suas principais características e processos.

      Programa: Energia do Sol e balanço térmico. Radiação solar e terrestre. Calor sensível e calor latente. Balanço térmico da Tessa. Absorção e reflexão da radiação solar pelos oceanos. O campo de temperatura nos oceanos: camada de mistura, termoclima e camada de fundo. Marés. Forças geradoras. Marés semi-diurnas e diurnas. Desigualdades diárias e quase-quinzenais.

    • Sistema Oceano 2 - 2100102

      Objetivos: Introduzir o aluno à Ciência Oceanográfica, sequenciando Sistema Oceano I fornecendo aos alunos os conceitos básicos da ciência Oceanográfica. O ambiente marinho, suas principais características e processos.

      Programa: Massas de água e circulação profunda dos oceanos. Forças atuantes na água do mar e equação do movimento. Circulação superficial dos oceanos.

  • Pós - graduação

    • Cinemática e Dinâmica de Estuários - IOC5808

      Objetivos: Apresentar aos estudantes a importância do estudo dos estuários e os princípios fundamentais da oceanografia Física desses ambientes de transição entre o continente e o oceano, abordando os seguintes aspectos: forçantes, metodologia observacional, processamento e análise de dados, fundamentação teórica e aplicações em modelagem analítica.

      Justificativa: O estudo dos ambientes estuarinos foi iniciado há cerca de 120 anos por pesquisadores escandinavos. Entretanto, somente nos últimos 50 anos esses ecossistemas, muito vulneráveis à influência do homem, passaram a ser pesquisados mais intensamente. O conhecimento científico, com o objetivo de compreender como esses complexos sistemas funcionam, é de fundamental importância para o manejo dos ecossistemas costeiros. No domínio da Oceanografia Física, o estudo dos estuários fundamenta em trabalhos experimentais, utilizando os mesmos como um laboratório natural, e na interpretação dos dados com base tanto em conhecimentos teóricos e semi-empíricos quanto em modelagens e simulações. Cerca de 60% das grandes cidades se desenvolveram em torno dos estuários. Por outro lado, a renovação e depuração das águas desses ambientes dependem de interações entre processos físicos, químicos, biológicos e geológicos ainda não bem compreendidas. Portanto, a introdução direta ou indireta de substâncias e de energia pelo homem podem atingir níveis de elevada concentração, causando a contaminação das águas estuarinas com efeitos nocivos para os recursos vivos, perigo para a saúde humana, obstáculos para as atividades marinhas e de pesca, deterioração da água e redução de seus atrativos naturais.

      Programa: 1- Forçantes da circulação estuarina, 2- Classificação dos estuários, 3- Processamento e análise de dados oceanográficos, 4- Processos de mistura: conceitos e métodos simplificados, 5- Equação da continuidade: formas uni-bi e tridimensionais, 6- Equações do movimento: formas uni-bi e tridimensionais, 7- Estuário tipo cunha salina: Corrente e Intrusão de salinidade (modelo 1D), 8- Estuário bem misturado: modelo 1D, 9- Circulação em estuário parcialmente misturado: modelo analítico 1D e 10- Circulação e estrutura de salinidade: estuário parcialmente misturado-modelos analíticos 1D e 2D.

    • Dinâmica dos Fluídos Geofísicos 1

    • Hidrodinâmica da Plataforma Continental - IOC5809

      Objetivos: Estudar, sob enfoque teórico e observacional, os principais processos dinâmicos e físicos que ocorrem nas águas da plataforma continental. Deduzir soluções aproximadas, semi-analíticas, para processos como ondas longas, correntes e trocas de calor e de massa com a atmosfera, com as águas estuarinas e com as águas do oceano profundo. Apresentar soluções aproximadas para os processos físicos associados à poluição marinha.

      Justificativa: A plataforma continental é a região onde ocorre a maior parte das interações homem/oceano. Efeitos indesejáveis, como poluição marinha e degradação na balneabilidade das águas costeiras, são produtos dessas interações quando as mesmas ocorrem de forma desordenada, sem atenção aos processos naturais. A disciplina Hidrodinâmica da Plataforma Continental estuda uma série de fenômenos físicos que são fundamentais para os mecanismos de transporte e difusão em águas costeiras. Procura, assim, fazer com que os alunos obtenham bases conceituais sólidas para que, no futuro, possam estudar regiões costeiras, do ponto de vista físico, inclusive com o objetivo de minimizar os impactos ambientais gerados pela atividade humana.

      Programa: Introdução: Margem continental. A plataforma continental brasileira. Diferenças e semelhanças entre a dinâmica do oceano profundo e da plataforma continental. Equações de águas rasas. Parametrização das tensões de cisalhamento. Balanço geostrófico. Balanço de Ekman. Movimento Inercial. Ondas na plataforma continental: Ondas de gravidade: Ondas de Poincaré e Ondas de Kelvin. Ondas confinadas: Ondas de Borda, Ondas de Kelvin, Ondas de Plataforma Continental e Ondas Costeiras Confinadas. Geração e relevância das ondas confinadas. Propagação e interferência de ondas em canais e em bacias semi-fechadas. Modos naturais de oscilação: seiches. Marés na plataforma continental: A influência da plataforma continental nas marés: geração local e remota. Propagação e co-oscilação. Bacias semi-fechadas: ressonância. Correntes de maré. Correntes residuais. Retificação. Marés internas. Dissipação da energia das marés. Marés internas. Correntes e processos gerados pelo vento na plataforma continental: Corrente estacionária gerada por vento uniforme: levantamento pelo vento; seiches forçados; modelos inerciais; ajuste ao equilíbrio. Corrente estacionária gerada por vento não uniforme: onda topográfica aprisionada. Corrente gerada por vento não uniforme e não estacionário. Ressurgência e subsidência costeiras. Processos termohalinos na plataforma continental: Mecanismos de formação da termoclina sazonal. Frentes de águas rasas e de ressurgência. Circulação termohalina. Interações com os contornos: Plumas estuarinas e frentes de plumas. Intrusões de águas oceânicas na plataforma continental. Frentes de quebra de plataforma continental. Meandros e vórtices frontais. Ressurgência de quebra de plataforma continental. Processos físicos de poluição na plataforma continental: Transporte e difusão de poluentes; importância da estratificação de massa e da variabilidade das correntes. Poluição por dejetos residenciais e industriais; emissários submarinos. Poluição por óleo. Poluição térmica. Oceanografia Física da Plataforma Continental Brasileira: Revisão dos principais trabalhos publicados.